(47) 3301-0191
Uma história que começou em 1984
....com duas pessoas, um sonho grande e um guardanapo como contrato. Desde então, transformamos o papel na arte que promover saúde, fabricando papéis sanitários e descartáveis para os segmentos institucional e doméstico.
Com inovação, proatividade, sustentabilidade, inclusão e integridade, impactamos milhares de vidas em todo o Brasil, em nossa matriz em Indaial/SC. Produzimos mais de 5.000 toneladas mês e contamos com mais de 750 colaboradores dedicados à qualidade e sustentabilidade de nossos produtos.
Nossa História
1981
Os fundadores da IPEL sonhavam em criar uma pequena fábrica de papel, utilizando aparas de papel reciclado. Em abril, começaram a montar a oficina e construir o primeiro galpão com economias próprias e apoio familiar.
1984
Em 27 de setembro, foi protocolado o contrato social da empresa, marcando oficialmente o início da IPEL.
1986
A primeira máquina de papel (MPI) entrou em operação, com foco em papel HD para embalagens.
1990
Instalação da segunda máquina de papel (MPII), aumentando a capacidade de produção.
1992 | 93
Início da conversão de papel toalha institucional em bobinas e aquisição de máquinas interfolhadoras.
1994
Expansão da fábrica para otimizar estocagem, reduzir custos e aprimorar embalagens.
2000 | 01
A perda de um grande cliente levou à diversificação da rede de distribuição e ao lançamento de produtos de marcas próprias, hoje cerca de 150.
2006 | 11
Nova máquina de papel (MPIII) e certificação ISO 9001. Em 2011, a quarta máquina (MPIV) foi adquirida.
2014
A operação da MPIV focou em papéis finos premium, como papel higiênico e guardanapos.
2018
Início da operação da quinta máquina (MPV), aprimorando a produção.
2020
Aquisição de duas interfolhadeiras italianas inovadoras, inéditas no Brasil, elevando a qualidade dos produtos.
2024
A IPEL celebra 40 anos com o lançamento de um novo manifesto de marca, propósito e valores.
Nosso Propósito
Este é o nosso propósito, que representa a razão de existir da IPEL. Todos os dias, o nosso time se dedica ao máximo para produzir com qualidade e agilidade, criando os produtos que promovem mais higiene e saúde para milhões de pessoas. É esse sentimento que nos move e nos inspira a fazer cada vez mais e melhor.
Vamos juntos!
Gente
Inovadora
Gente
Sustentável
Gente
Proativa
Gente
Inclusiva
Gente
Íntegra
Sistema de Gestão Ambiental
A IPEL, uma empresa sempre em busca de novas tecnologias, visando a sustentabilidade e a minimização dos impactos no Meio Ambiente.
Desenvolve suas atividades em busca da harmonização com o meio ambiente. A IPEL promove sua sustentabilidade através dos seguintes projetos:
• Sustentabilidade na educação;
• Resíduo de celulose na indústria cerâmica;
• Energia Renovável;
• Reuso de água de processo;
• Logística reversa;
• Entre outros.
Promover a comunicação interna e externa de seu desenvolvimento sustentável por meio de resultados com transparência e responsabilidade.
Veja nossa apresentação sobre Sustentabilidade.
Sistema de Gestão da Qualidade
Certificação ISO 9001
A IPEL possui desde 08 de junho de 2008 todos os seus processos certificados na norma NBR ISO 9001, que estabelece requisitos para o Sistema de Gestão da Qualidade. Esta certificação permite a IPEL ter uma visão sistêmica de seus processos e gestão de seu negócio. O Escopo de certificação da IPEL é a "fabricação de papéis sanitários e descartáveis da linha institucional e doméstica". Dentro do setor de Sistema de Gestão da Qualidade - SGQ, há programas que buscam o envolvimento de todos os colaboradores para a qualidade total e a melhoria contínua, como: Programa de Auditorias Internas da Qualidade, PIM - Programa IPEL de Melhorias, Programa 5S, além de outros trabalhos constantes de conscientização visando a permanente satisfação de nossos clientes, colaboradores e comunidade. Há também um Comitê da Qualidade, composto por alguns líderes de setores estratégicos da empresa, sendo este Comitê responsável pela gestão e planejamento do SGQ IPEL, tendo como objetivo a busca de ações focadas na manutenção da qualidade.
Certificação FSC®-C113089
A IPEL também é certificada na norma Internacional de Cadeia de Custódia FSC®, desde 17 de outubro de 2012. Trata-se de um selo verde reconhecido em todo mundo, presente em todos os continentes. FSC® é uma sigla em Inglês para a palavra Forest Stewardship Council®. A certificação FSC® faz com que nossos produtos sejam diferenciados e com valor agregado, proporcionando aos consumidores conscientes uma opção de produto que não degrada o meio ambiente e contribui para o desenvolvimento social e econômico das comunidades florestais.
Para maiores informações, dúvidas ou reclamações quanto a conformidade da organização com os requisitos aplicáveis ao escopo da certificação, sua mensagem pode ser registrada acessando a aba CONTATO em FALE CONOSCO deste site.
SELOS E CERTIFICADOS
Código de Conduta
POR QUE TEMOS UM CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA?
Pode-se definir ética como um conjunto de valores morais e princípios que norteiam os seres humanos, ou a sociedade, ou uma empresa, visando sempre um equilíbrio e um bom funcionamento destas. Conduta, é uma manifestação de comportamento do indivíduo, esta pode ser boa ou má, dependendo do código moral, ético do grupo onde aquele se encontra. O Código de Ética e Conduta define como devemos nos comportar na IPEL e desempenha um papel fundamental na construção e manutenção da reputação e sustentabilidade da empresa. O Código reflete um compromisso em assumir a responsabilidade por nossas ações, trabalhando com integridade.
ABRANGÊNCIA E ESCOPO
Este código tem como objetivo estabelecer importantes critérios e padrões em relação à ética e conduta que devem ser observados pelas partes interessadas e quaisquer outras pessoas agindo em nome da IPEL, prevalecendo sobre e servindo de diretriz para todas as políticas e normas da empresa. Serve como um instrumento para aperfeiçoar e estreitar o relacionamento da empresa com as partes interessadas, no sentido de aprimorar e elevar o nível das relações, baseando-as em confiança e transparência. Todas as pessoas que fazem parte do escopo acima citado devem firmar, quando do início de seu vínculo com a IPEL, o Termo de Recebimento e Compromisso com o Código de Ética e Condu- ta, sendo o mesmo arquivado na empresa por no mínimo 05 anos após o desligamento. Durante o vínculo, quando tratar-se de renovação/revi- são deste Código, o Termo poderá ser assinado de forma coletiva.
A MISSÃO da IPEL é fornecer papéis descartáveis e produtos para fins de higiene, de forma ágil e sustentável, correspon- dendo às expectativas definidas por nossos clientes.
Ser uma empresa referência em qualidade e sustentabilidade de seus negócios e das relações com as partes interessadas:
Como NEGÓCIO a IPEL desenvolve, produz e comercializa papéis descartáveis e produtos para fins de higiene e para tanto, conduz suas atividades orientada por um conjunto de VALORESque são:
1. Relacionamento e respeito
Oferecer aos clientes soluções que agreguem valor ao seu negócio, bem como, valorizar a interação cooperativa entre as partes interessadas pessoas, sejam estas clientes, fornecedores, colaboradores ou comunidade em geral.
2. Comprometimento
Base de toda e qualquer ação, agindo com responsabilidade, determina- ção e foco na melhoria contínua, tendo atitude de persistência para alcançar e foco nas metas e nos objetivos estratégicos da empresa.
3. Integridade e ética
Agir de maneira clara e profissional, respeitando as regras da sociedade, legislações, documentos internos, leis e critérios de honestidade e confiança.
4. Flexibilidade
Busca e abertura de novos conceitos de produtos e serviços, que agreguem valor as relações e necessidades da empresa. Agilidade e capacidade de adaptação são necessários frente a cenários que sofrem transformações constantes.
5. Sustentabilidade
Ser economicamente rentável respeitando o meio ambiente, saúde e segurança, qualidade e o desenvolvimento social. Para isto, devem ser adotadas atitudes e práticas éticas que visem o seu crescimento econômico de forma inteligente, comprometendo-se com o futuro das próximas gerações.
NORMAS DE CONDUTA ÉTICA
1. CONDUTAS ESPERADAS:
1.1. Executar suas atividades de acordo com este Código, seguindo normas, procedimentos e políticas internas da IPEL, estimulando e orientando colegas de trabalho a fazerem da mesma forma;
1.2. Comprometer-se na busca por atingir os resultados estabelecidos pela empresa atento a melhorias e ações que contribuam para um melhor ambiente de trabalho e o crescimento da empresa.
1.3. Relatar existência ou suspeita de qualquer tipo de problema que possa interferir na imagem, qualidade ou serviços da IPEL.
1.4. Manter atitude profissional positiva, digna e respeitosa;
1.5. Desempenhar atividades diárias respeitando os aspectos de qualidade, meio ambiente saúde e segurança do trabalho, sempre agindo com cautela e atenção, garantindo não só sua segurança como também a de seus colegas de trabalho;
1.6. Preservar o patrimônio da IPEL, incluindo imagem, reputação,instalações, equipamentos e materiais, softwares e qualquer outro bem fornecido pela empresa, utilizando-os apenas para os fins a que se destinam (profissionais);
1.7. Atuar em conformidade com todas as legislações internas e exter-nas aplicáveis e comprometer-se com o desenvolvimento sustentável da empresa;
1.8. Ao atuar nas mídias sociais, respeitar os valores da IPEL e princípiosdeste Código;
1.9. Ser cuidadoso, responsável, imparcial, objetivo, honesto e cortês na relação com as partes interessadas, buscando defender os interes-ses da IPEL e preservando a boa reputação, imagem e relacionamento.
1.10. Evitar situação em que possa ocorrer conflito de interesse própriocom interesses da IPEL. Quando não for possível, deixar de representara empresa no assunto em pauta, comunicando imediatamente aquestão ao seu superior.
1.11. Colaboradores que tiverem vínculo familiar, afetivo, deverão se relacionar nas dependências da IPEL como colegas de trabalho;
1.12. Aceitar ou oferecer brindes institucionais como agendas e canetas, a título de cortesia e que não interfiram no julgamentoprofissional da pessoa ou decisão do negócio;
1.13. Evitar a divulgação de qualquer informação ou estratégia confidencial da IPEL a que tiver acesso, mesmo na condição de terceiro,inclusive quando do término do vínculo com a empresa;
1.14. Informar o Programa de Gestão por Competências, que contempla o Plano de Cargos e Salários e os benefícios oferecidos.
2.CONDUTAS INACEITÁVEIS:
2.1. Qualquer tipo de violência ou discriminação, seja em função de origem, etnia, gênero, orientação sexual, estado civil, idade, crença ideológica, convicção política, condição de sindicalização e liberdade de associação, classe social ou condição de portador de deficiência, trabalho infantil ou escravo.
2.2. Qualquer tipo de demonstração de abuso de poder ou assédio de qualquer natureza, sexual ou moral, causando constrangimento alheio;
2.3. Portar ou estar sob efeito de álcool ou drogas ilícitas, quando do cumprimento de suas obrigações para com a IPEL;
2.4. A IPEL mantém posicionamento neutro em relação a política parti- dária e religiosa. É vedado fazer propaganda política, religiosa ou comercial nas dependências da empresa;
2.5. Uso do cargo para obter vantagens pessoais, facilidades ou qual- quer outra forma de favorecimento ou benefício pessoal ilegítimo ou ainda, para terceiros de sua relação;
2.6. Ofertar, pagar, prometer ou autorizar um benefício pessoal (seja pagamento, entretenimento ou qualquer outro tipo de benefício), direta ou indiretamente a qualquer servidor público (funcionário do Governo Municipal, Estadual ou Federal);
2.7. Oferecer hospitalidade ou entretenimento, realizar doações ou contribuições sociais em nome da IPEL sem obtenção da autorização da Diretoria;
2.8. Contratar parentes para posições em que haja subordinação direta ou indireta ou potencial conflito de interesses próprios com osda IPEL;
2.9. Distorcer quaisquer informações em relatórios gerenciais e demonstrações financeiras da empresa.
2.10. Comercializar qualquer tipo de produto e/ou serviço (alimentos, cosméticos, roupas e outros) nas dependências da empresa;
2.11. Estabelecer relações comerciais com empresas e pessoas que não atendam aos padrões éticos aqui estabelecidos.
DISPOSIÇÕES GERAIS
O descumprimento de qualquer item deste Código de Ética e Conduta levará à abertura de processo administrativo para verificação de irregularidades, estando o colaborador infrator sujeito a medidas disciplinares, incluindo demissão por justa causa e penalidades previstas na CLT.
Fica estabelecido que a omissão e a não comunicação de qualquer tipo de violação ou infração também é considerada como violação deste e poderão também ser aplicadas as medidas acima descritas. Desta forma, não será tolerada qualquer tipo de punição moral, discriminató- ria ou retaliação ao colaborador que tiver que comunicar a violação ou infração deste Código.
Quaisquer casos omissos e não listados neste Código, deverão ser administrados como exceção e encaminhados ao Comitê de Integrida- de para a avaliação, deliberação e orientações cabíveis.
A gestão deste Código cabe a Diretoria Geral da empresa, sendo responsável por propor recomendações de aperfeiçoamento ao Comitê de Integridade, visando a atualização permanente do mesmo. Formalmente o Comitê de Integridade da IPEL, é responsável por garantir que esses princípios sejam aplicados, monitorados em seu cumprimento e investigando eventuais denúncias ou sugestões.
Dúvidas sobre os temas aqui descritos, podem ser esclarecidas com:
1) Seu líder imediato;
2) RH da empresa;
3) Comitê de Integridade;
Qualquer pessoa, colaborador ou não, pode enviar suas sugestões ou denúncias, com garantia de sigilo total e confidencialidade, nos seguintes endereços:
Canal Aberto IPEL
canalaberto.indaialpapel.com.br
Além deste Canal, você poderá utilizar também os recursos de telefone por meio do 0800-591-6059 de segunda a sexta-feira das 7h às 19h, com atendimento por operadores.
Após às 19h, sábados, domingos e feriados, você poderá deixar uma mensagem gravada ou enviar um e-mail para: canalaberto.ipel@helloethics.com