SOBRE NÓS | IPEL
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DESDE 1984

A IPEL tem como foco e visão a busca de soluções inovadoras na fabricação de papéis sanitários e descartáveis, na linha institucional e doméstica.

 

Instalada no município catarinense de Indaial, a empresa tem capacidade produtiva superior a 5.000 toneladas/mês e conta, atualmente, com cerca de 600 colaboradores diretos.

Nossa História

Em março de 1981, os fundadores da IPEL idealizaram a montagem de uma pequena fábrica de papel. Possuíam amplo conhecimento na produção de papel, herdado de suas atividades profissionais anteriores. A matéria-prima seria constituída de aparas (fardos de papel prensado) oriundas de reciclagem.

Em abril deste mesmo ano, foi iniciada a montagem de uma oficina para a confecção de componentes e peças e, ao mesmo tempo, ergueu-se o primeiro galpão. Os recursos financeiros provinham exclusivamente de economias próprias, salários e empréstimos familiares, sem qualquer financiamento oficial.

Em 27 de setembro de 1984, foi protocolado na Junta Comercial o contrato social da empresa, data utilizada para as comemorações de aniversário.

A produção da primeira máquina de papel (MPI) efetivamente foi iniciada em 12 de março de 1986 com o papel HD, destinado principalmente para o mercado de embalagens.

No ano seguinte, passou-se a produzir papel tipo HD nas cores rosa e verde, além do papel semi-kraft. A produção atingia uma média de 120 toneladas de papel por mês. Entre 1989 e 1991, com a implantação de várias melhorias, a produção estabilizou-se em 320 toneladas por mês.

Em 1990, decidiu-se pela montagem da segunda máquina de papel (MPII) com mesa plana, porém com 20 cm a mais na largura, diferenciando da MPI que era de forma redonda.

Com o mercado de papel para embalagem cada vez mais restrito e concorrido, devido à força que as embalagens plásticas vinham ganhando, resolveu-se que, esta segunda máquina, produziria papel tissue, mais especificamente, papel toalha para fins sanitários, para venda exclusiva a pequenos convertedores (empresas que compram a bobina para corte em produto final).

Em função de uma oportunidade de compra de maquinário convertedor, em março de 1992, houve uma mudança nos planos iniciais, e iniciou-se, na própria fábrica, a conversão (corte e embalagem) de papel toalha institucional, em formato de pequenas bobinas.

Em 1993 a empresa adquiriu mais máquinas convertedoras, desta vez interfolhadeiras, para a conversão das bobinas jumbo em papéis toalhas interfolhados. Neste mesmo ano, também adquiriu um imóvel vizinho, que dobrou sua área. Iniciou-se então seu processo de expansão de depósitos e área para conversão das bobinas jumbo.

No início de 1994, elaborou-se um plano de investimentos e controles visando a qualidade e uniformidade do produto e maior produtividade fabril. Nesse processo, selecionaram-se os fornecedores de aparas de melhor qualidade e estabeleceu-se um rígido controle em todo fornecimento. Foram revistas e re-projetadas todas as etapas de limpeza e depuração do circuito de preparação de massa de papel, através de otimização dos equipamentos existentes, assim como aquisição de outros novos.

Em decorrência disto, surgiram os investimentos na expansão da fábrica, visando uma maior capacidade de estocagem, com consequente redução de custos para os clientes distribuídos por todo nosso território nacional. Também foi melhorado o aspecto dos pacotes/embalagens, assim como o manuseio mais racional e melhoria do ambiente de trabalho para os colaboradores.

No final de 2000 e início de 2001, um dos maiores clientes da empresa, que representava mais de 70% das vendas encerrou suas atividades, obrigando a IPEL a procurar novos rumos, expandindo assim sua rede de distribuição para diversos clientes. Fez-se uma grande pesquisa de mercado para verificar os produtos que estavam sendo consumidos, qual era a demanda que estava sendo coberta e quais eram os produtos mais promissores. Em função disto, foi feito a aquisição de equipamentos adequados à produção de produtos mais bem acabados e feitos os primeiros investimentos em propaganda para lançamento de produtos de primeira qualidade.

Outro grande desafio foi a busca de parceiros para o lançamento de produtos com suas marcas próprias, ou seja, o papel produzido pela IPEL era embalado na marca do próprio cliente. Atualmente, este nicho representa grande parte da produção da empresa, sendo que embala cerca de 150 marcas diferentes, de clientes do Brasil todo.

Em maio de 2006, entrou em funcionamento a terceira máquina produtora de papel, (MPIII), fato este que representou forte incremento no volume de produção, aliada a níveis elevados de qualidade. No mesmo período teve início o processo de certificação do Sistema de Gestão da Qualidade aos requisitos da norma NBR/ISO 9001.

Os próximos 8 anos foram seguidos de novas certificações e aquisições. Adequou-se a versão 2008 norma 9001 e adquiriu a quarta máquina produtora de papel, (MPIV), em 2011

Pronta para um novo começo, no ano de 2014 a IPEL completou três décadas de sucesso com a ampliação do espaço físico e a aquisição de novas tecnologias, sempre buscando soluções inovadoras na fabricação de papéis e acreditando na conservação e na melhoria das práticas sustentáveis. No mês de outubro a empresa passou a operar com uma nova máquina de papel, (MPIV), com tecnologia de ponta dedicada à produção de papéis finos, como papel higiênico, guardanapos e lenços de papel na qualidade premium (folhas duplas, triplas e quadruplas).

 

Com esse passo, a IPEL entra definitivamente no mercado de consumo, atendendo aos mais diversos modelos de varejo, desde o tradicional mercado até os grandes atacarejos. 

Em um novo ciclo de investimentos, iniciados no ano de 2018 a IPEL passou a operar com sua quinta máquina de papel (MPV), mais uma no conceito Crescent Former, buscando melhorar seus processos e produção. 

Em 2020 a IPEL inova mais uma vez, trazendo para seu parque fabril, duas interfolhadeiras italianas, de última geração, inéditas no Brasil, para poder fabricar e oferecer ao mercado produtos de ponta, com excelente qualidade e diferenciais. 

MISSÃO • VISÃO • NEGÓCIO • VALORES

Visão

Ser uma empresa referência em qualidade e sustentabilidade de seus negócios e das relações com os clientes, colaboradores, fornecedores e comunidade.

Missão

Fornecer papéis descartáveis e produtos para fins de higiene, de forma ágil e sustentável, correspondendo às expectativas definidas por nossos clientes.

Negócio

Desenvolvimento, produção e comercialização de papéis descartáveis e produtos para fins de higiene.

Valores

RELACIONAMENTO E RESPEITO • COMPROMETIMENTO • INTEGRIDADE E ÉTICA • SUSTENTABILIDADE • FLEXIBILIDADE

Sistema de Gestão Ambiental

A IPEL, uma empresa sempre em busca de novas tecnologias, visando a sustentabilidade e a minimização dos impactos no Meio Ambiente.

Desenvolve suas atividades em busca da harmonização com o meio ambiente. A IPEL promove sua sustentabilidade através dos seguintes projetos: 

 

• Sustentabilidade na educação;

• Resíduo de celulose na indústria cerâmica;

• Energia Renovável;

• Reuso de água de processo;

• Logística reversa;

• Entre outros.

 

Promover a comunicação interna e externa de seu desenvolvimento sustentável por meio de resultados com transparência e responsabilidade.

Veja nossa apresentação sobre Sustentabilidade.

Sistema de Gestão da Qualidade

Certificação ISO 9001

A IPEL possui desde 08 de junho de 2008 todos os seus processos certificados na norma NBR ISO 9001, que estabelece requisitos para o Sistema de Gestão da Qualidade. Esta certificação permite a IPEL ter uma visão sistêmica de seus processos e gestão de seu negócio. O Escopo de certificação da IPEL é a "fabricação de papéis sanitários e descartáveis da linha institucional e doméstica". Dentro do setor de Sistema de Gestão da Qualidade - SGQ, há programas que buscam o envolvimento de todos os colaboradores para a qualidade total e a melhoria contínua, como: Programa de Auditorias Internas da Qualidade, PIM - Programa IPEL de Melhorias, Programa 5S, além de outros trabalhos constantes de conscientização visando a permanente satisfação de nossos clientes, colaboradores e comunidade. Há também um Comitê da Qualidade, composto por alguns líderes de setores estratégicos da empresa, sendo este Comitê responsável pela gestão e planejamento do SGQ IPEL, tendo como objetivo a busca de ações focadas na manutenção da qualidade.

Certificação FSC®-C113089 

A IPEL também é certificada na norma Internacional de Cadeia de Custódia FSC®, desde 17 de outubro de 2012. Trata-se de um selo verde reconhecido em todo mundo, presente em todos os continentes. FSC® é uma sigla em Inglês para a palavra Forest Stewardship Council®. A certificação FSC® faz com que nossos produtos sejam diferenciados e com valor agregado, proporcionando aos consumidores conscientes uma opção de produto que não degrada o meio ambiente e contribui para o desenvolvimento social e econômico das comunidades florestais.

Para maiores informações, dúvidas ou reclamações quanto a conformidade da organização com os requisitos aplicáveis ao escopo da certificação, sua mensagem pode ser registrada acessando a aba CONTATO em FALE CONOSCO deste site.

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Código de Conduta

POR QUE TEMOS UM CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA?  

Pode-se definir ética como um conjunto de valores morais e princípios que norteiam os seres humanos, ou a sociedade, ou uma empresa, visando sempre um equilíbrio e um bom funcionamento destas. Conduta, é uma manifestação de comportamento do indivíduo, esta pode ser boa ou má, dependendo do código moral, ético do grupo onde aquele se encontra. O Código de Ética e Conduta define como devemos nos comportar na IPEL e desempenha um papel fundamental na construção e manutenção da reputação e sustentabilidade da empresa. O Código reflete um compromisso em assumir a responsabilidade por nossas ações, trabalhando com integridade.

 

ABRANGÊNCIA E ESCOPO 

Este código tem como objetivo estabelecer importantes critérios e padrões em relação à ética e conduta que devem ser observados pelas partes interessadas e quaisquer outras pessoas agindo em nome da IPEL, prevalecendo sobre e servindo de diretriz para todas as políticas e normas da empresa. Serve como um instrumento para aperfeiçoar e estreitar o relacionamento da empresa com as partes interessadas, no sentido de aprimorar e elevar o nível das relações, baseando-as em confiança e transparência. Todas as pessoas que fazem parte do escopo acima citado devem firmar, quando do início de seu vínculo com a IPEL, o Termo de Recebimento e Compromisso com o Código de Ética e Condu- ta, sendo o mesmo arquivado na empresa por no mínimo 05 anos após o desligamento. Durante o vínculo, quando tratar-se de renovação/revi- são deste Código, o Termo poderá ser assinado de forma coletiva.

 

A MISSÃO da IPEL é fornecer papéis descartáveis e produtos para fins de higiene, de forma ágil e sustentável, correspon- dendo às expectativas definidas por nossos clientes.

 

Ser uma empresa referência em qualidade e sustentabilidade de seus negócios e das relações com as partes interessadas:

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Como NEGÓCIO a IPEL desenvolve, produz e comercializa papéis descartáveis e produtos para fins de higiene e para tanto, conduz suas atividades orientada por um conjunto de VALORESque são:

1. Relacionamento e respeito

Oferecer aos clientes soluções que agreguem valor ao seu negócio, bem como, valorizar a interação cooperativa entre as partes interessadas pessoas, sejam estas clientes, fornecedores, colaboradores ou comunidade em geral.

 

2. Comprometimento

Base de toda e qualquer ação, agindo com responsabilidade, determina- ção e foco na melhoria contínua, tendo atitude de persistência para alcançar e foco nas metas e nos objetivos estratégicos da empresa.

 

3. Integridade e ética

Agir de maneira clara e profissional, respeitando as regras da sociedade, legislações, documentos internos, leis e critérios de honestidade e confiança.

4. Flexibilidade

Busca e abertura de novos conceitos de produtos e serviços, que agreguem valor as relações e necessidades da empresa. Agilidade e capacidade de adaptação são necessários frente a cenários que sofrem transformações constantes.

 

5. Sustentabilidade

Ser economicamente rentável respeitando o meio ambiente, saúde e segurança, qualidade e o desenvolvimento social. Para isto, devem ser adotadas atitudes e práticas éticas que visem o seu crescimento econômico de forma inteligente, comprometendo-se com o futuro das próximas gerações.

 

NORMAS DE CONDUTA ÉTICA

 

1. CONDUTAS ESPERADAS:

1.1. Executar suas atividades de acordo com este Código, seguindo normas, procedimentos e políticas internas da IPEL, estimulando e orientando colegas de trabalho a fazerem da mesma forma;

1.2. Comprometer-se na busca por atingir os resultados estabelecidos pela empresa atento a melhorias e ações que contribuam para um melhor ambiente de trabalho e o crescimento da empresa.

1.3. Relatar existência ou suspeita de qualquer tipo de problema que possa interferir na imagem, qualidade ou serviços da IPEL.

1.4. Manter atitude profissional positiva, digna e respeitosa;

1.5. Desempenhar atividades diárias respeitando os aspectos de qualidade, meio ambiente saúde e segurança do trabalho, sempre agindo com cautela e atenção, garantindo não só sua segurança como também a de seus colegas de trabalho;

1.6. Preservar o patrimônio da IPEL, incluindo imagem, reputação,instalações, equipamentos e materiais, softwares e qualquer outro bem fornecido pela empresa, utilizando-os apenas para os fins a que se destinam (profissionais);

1.7. Atuar em conformidade com todas as legislações internas e exter-nas aplicáveis e comprometer-se com o desenvolvimento sustentável da empresa;

1.8. Ao atuar nas mídias sociais, respeitar os valores da IPEL e princípiosdeste Código;

1.9. Ser cuidadoso, responsável, imparcial, objetivo, honesto e cortês na relação com as partes interessadas, buscando defender os interes-ses da IPEL e preservando a boa reputação, imagem e relacionamento.

1.10. Evitar situação em que possa ocorrer conflito de interesse própriocom interesses da IPEL. Quando não for possível, deixar de representara empresa no assunto em pauta, comunicando imediatamente aquestão ao seu superior.

1.11. Colaboradores que tiverem vínculo familiar, afetivo, deverão se relacionar nas dependências da IPEL como colegas de trabalho;

1.12. Aceitar ou oferecer brindes institucionais como agendas e canetas, a título de cortesia e que não interfiram no julgamentoprofissional da pessoa ou decisão do negócio;

1.13. Evitar a divulgação de qualquer informação ou estratégia confidencial da IPEL a que tiver acesso, mesmo na condição de terceiro,inclusive quando do término do vínculo com a empresa;

1.14. Informar o Programa de Gestão por Competências, que contempla o Plano de Cargos e Salários e os benefícios oferecidos.

2.CONDUTAS INACEITÁVEIS:

2.1. Qualquer tipo de violência ou discriminação, seja em função de origem, etnia, gênero, orientação sexual, estado civil, idade, crença ideológica, convicção política, condição de sindicalização e liberdade de associação, classe social ou condição de portador de deficiência, trabalho infantil ou escravo.

2.2. Qualquer tipo de demonstração de abuso de poder ou assédio de qualquer natureza, sexual ou moral, causando constrangimento alheio;

2.3. Portar ou estar sob efeito de álcool ou drogas ilícitas, quando do cumprimento de suas obrigações para com a IPEL;

2.4. A IPEL mantém posicionamento neutro em relação a política parti- dária e religiosa. É vedado fazer propaganda política, religiosa ou comercial nas dependências da empresa;

2.5. Uso do cargo para obter vantagens pessoais, facilidades ou qual- quer outra forma de favorecimento ou benefício pessoal ilegítimo ou ainda, para terceiros de sua relação;

2.6. Ofertar, pagar, prometer ou autorizar um benefício pessoal (seja pagamento, entretenimento ou qualquer outro tipo de benefício), direta ou indiretamente a qualquer servidor público (funcionário do Governo Municipal, Estadual ou Federal);

2.7. Oferecer hospitalidade ou entretenimento, realizar doações ou contribuições sociais em nome da IPEL sem obtenção da autorização da Diretoria;

2.8. Contratar parentes para posições em que haja subordinação direta ou indireta ou potencial conflito de interesses próprios com osda IPEL;

2.9. Distorcer quaisquer informações em relatórios gerenciais e demonstrações financeiras da empresa.

2.10. Comercializar qualquer tipo de produto e/ou serviço (alimentos, cosméticos, roupas e outros) nas dependências da empresa;

2.11. Estabelecer relações comerciais com empresas e pessoas que não atendam aos padrões éticos aqui estabelecidos.

DISPOSIÇÕES GERAIS

O descumprimento de qualquer item deste Código de Ética e Conduta levará à abertura de processo administrativo para verificação de irregularidades, estando o colaborador infrator sujeito a medidas disciplinares, incluindo demissão por justa causa e penalidades previstas na CLT.

Fica estabelecido que a omissão e a não comunicação de qualquer tipo de violação ou infração também é considerada como violação deste e poderão também ser aplicadas as medidas acima descritas. Desta forma, não será tolerada qualquer tipo de punição moral, discriminató- ria ou retaliação ao colaborador que tiver que comunicar a violação ou infração deste Código.

Quaisquer casos omissos e não listados neste Código, deverão ser administrados como exceção e encaminhados ao Comitê de Integrida- de para a avaliação, deliberação e orientações cabíveis.

A gestão deste Código cabe a Diretoria Geral da empresa, sendo responsável por propor recomendações de aperfeiçoamento ao Comitê de Integridade, visando a atualização permanente do mesmo. Formalmente o Comitê de Integridade da IPEL, é responsável por garantir que esses princípios sejam aplicados, monitorados em seu cumprimento e investigando eventuais denúncias ou sugestões.

 

Dúvidas sobre os temas aqui descritos, podem ser esclarecidas com:

1) Seu líder imediato;
2) RH da empresa;
3) Comitê de Integridade;

Qualquer pessoa, colaborador ou não, pode enviar suas sugestões ou denúncias, com garantia de sigilo total e confidencialidade, nos seguintes endereços:

 

Canal Aberto IPEL


canalaberto.indaialpapel.com.br

Além deste Canal, você poderá utilizar também os recursos de telefone por meio do 0800-591-6059 de segunda a sexta-feira das 7h às 19h, com atendimento por operadores.

Após às 19h, sábados, domingos e feriados, você poderá deixar uma mensagem gravada ou enviar um e-mail para: canalaberto.ipel@helloethics.com

Relatório de Transparência e Igualdade Salarial de Homens e Mulheres

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